Operação Extensão

Saiba quem é o homem de Santa Maria que comandava o tráfico na região

Lizie Antonello

"

Um dos maiores traficantes de Santa Maria, preso temporariamente ontem durante a Operação Expansão do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil (leia quadro), coordenava as ações regionais de uma quadrilha que atuava em praticamente todo o Estado. Ele agia de dentro da Penitenciária Estadual, no distrito de Santo Antão. O nome não foi divulgado pela Polícia Civil.

Nascido na região, o homem de 37 anos, que tem companheira e uma filha de 1 ano, tem uma extensa ficha de antecedentes criminais, com prisões em flagrante, temporárias e preventivas. Nascido em uma cidade vizinha e figura carimbada na região, no Coração do Rio Grande, conforme a polícia, ele desempenhava um papel importante na quadrilha estadual. Funcionava como um líder regional. Coordenava a compra e a distribuição de drogas para outros traficantes menores de várias cidades.

O mandado de prisão temporária de ontem foi cumprido na penitenciária onde o suspeito cumpre pena em regime fechado desde 2011. Atualmente, ocupa uma das vagas na galeria B, no módulo 2. Mas é provável que vá para uma cela de isolamento, onde ficam os presos temporários.

As entradas dele no sistema prisional ocorrem desde 1994. Depois disso, saiu em condicional em 97, voltou em 99, saiu de novo em 2004, voltou em 2005 e saiu no final do mesmo ano. A última entrada foi em 2007. Chegou a progredir para o regime semiaberto em 2010, trabalhou por pouco mais de um ano e voltou ao regime fechado em 8 de julho de 2011, quando, em decorrência da Operação Navalha foi condenado a 24 anos de prisão. Com a absolvição relativa a Navalha meses atrás - a Justiça considerou ilegais as escutas usadas na ação - ele retornaria ao semiaberto, mas isso não ocorreu porque cometeu uma falta disciplinar - foi pego com celular dentro da penitenciária em 23 de agosto de 2011. Com isso, permaneceria no regime fechado até 11 de setembro de 2014, quando teria direito à progressão novamente. Os advogados dele pediram redução do tempo restante no fechado em função do período trabalhado e a expectativa era que daqui a seis a sete meses ele já estivesse na rua novamente. Porém, caso seja decretada a prisão preventiva ou haja nova condenação em função da operação de ontem, ele perderá o direito ao benefício.

Segundo o delegado Sandro Meinerz, que coordenou a ação da polícia ontem, e apoio ao Denarc, em quatro cidades da região - Santa Maria, Júlio de Castilhos, Jaguari e São Sepé - o fato de os traficantes continuarem coordenando grupos de criminosos de dentro das cadeias se tornou comum.

- Tráfico de drogas é um crime com altos índices de reincidência. As pessoas presas por este crime continuam a delinquir dentro dos estabelecimentos prisionais. Não muda em nada a cadeia criminosa - diz Meinerz, referindo-se à falta de controle na entrada de celulares nos presídios.

Mas, de acordo com informações extraoficiais, era comum o líder local chegar à penitenciária em caminhonetes e carros importados. Em Santa Maria, de janeiro a novembro deste ano, a Delegacia de Furtos,
Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), coordenada pelo delegado Meinerz, já tirou  de circulação 54 kg de drogas - 34 kg de maconha, 4 kg de cocaína e 15 kg de crack.

Seis pessoas foram presas na região

Na região da 3ª Delegacia de Polícia Civil, sediada em Santa Maria, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão. Participaram 50 agentes de três cidades e do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil, em 17 viaturas.

Das seis prisões, quatro foram em Santa Maria (sendo um preso do regime fechado na Penitenciária Estadual, um preso do regime semiaberto na saída do Albergue Estadual, dois em suas casas - um no bairro Nova Santa Marta e outro no Cerro Azul). Durante a ação, os policiais prenderam em flagrante mais duas pessoas envolvidas com a quadrilha: um sobrinho de um dos suspeitos que t"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Assaltantes roubam carga de cigarros na RSC-392 em Tupanciretã

Próximo

''Vou me mudar amanhã', conta idosa vítima de assalto em Santa Maria

Polícia/Segurança